top of page

Espiritualidade na Prática

Atualizado: 14 de jun.

Um caminho de consciência e autoconhecimento


O que é espiritualidade para você?


Para mim, é estar consciente de que a existência abrange um universo além do material.

É se permitir perceber além do físico, além das crenças, além dos medos, além das religiões e muito além do que nos foi ensinado como espiritualidade.

Não porque estão todos errados e você precisa encontrar a resposta certa, mas porque uma experiência real da espiritualidade é individual.


Quem trilha ou trilhou este caminho tem buscado nos deixar pistas, nos direcionando para que possamos ter essa vivência de forma mais leve e fácil.

É uma dádiva, desde que saibamos receber, percebendo o que ressoa com o nosso coração.


A forma com que Sidarta Gautama se alinhou com a sua Luz pode ser inspiradora e nos impulsionar a uma entrega ao nosso próprio processo de evolução. Porém, se buscamos copiar ao invés de modelar, corremos um grande risco de vivermos a ilusão da espiritualidade e não a real experiência.


Sei que não é fácil reconhecer o que em nós é resultado de vivência e reflexão e o que são as crenças que assumimos como verdades de forma totalmente inconsciente, mas este é um exercício necessário para a nossa evolução.


Como podemos querer acessar o que é real em nós, a nossa essência, o Divino em nós, o que nos torna únicos, se estamos totalmente encobertos pelo que nos disseram sobre quem nós somos?

 

Desenvolvendo a Espiritualidade


Muitas pessoas me perguntam como desenvolver a espiritualidade.


Viver e crescer na espiritualidade é um caminho que se percorre olhando para dentro, reconhecendo sua origem, história, experiências, emoções, sentimentos, pensamentos e sistema de crenças.


Somente quando olharmos, aceitarmos e acolhermos tudo em nós é que poderemos acessar a consciência que cada parte e aspecto do nosso Ser tem disponível para nós e, a partir disso, mudarmos o que for necessário ao nosso crescimento e evolução.


Conhecimento e estudo podem ajudar, pois as informações contribuem para que percebamos de perspectivas diferentes cada questão. Mas para chegarmos à sabedoria, se requer mais que o conhecimento aprendido, precisamos integrar a ele as nossas vivências, percepções e reflexões.


Viver consciente da sua espiritualidade, a meu ver, é estar no presente, se permitindo expandir seus conhecimentos e sua consciência.


Nas palestras sobre ansiedade falo sobre a importância de estarmos atentos a todos os aspectos da nossa vida, inclusive à espiritualidade.


Caminhar em um lugar relaxante, dar um mergulho no mar, se banhar em uma cachoeira, contemplar uma lagoa, fazer uma trilha, ouvir os pássaros, admirar as flores, seja qual for a sua forma de se conectar com a natureza, isso é espiritualidade.


Criar hábitos para desenvolver a sua espiritualidade facilita e abre um caminho mais leve para seu processo.

Praticar meditação, gratidão, perdão e auto perdão, estar em contato com a natureza, dedicar-se a algo ou a alguém de forma desinteressada, além de leituras que expandem a consciência e o levem a reflexões profundas e verdadeiras são algumas sugestões que eu indico.

 

Espiritualidade e Saúde


“De acordo com o Departamento de Espiritualidade e Medicina Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/DEMCA), Espiritualidade representa o conjunto de valores morais, mentais e emocionais que norteiam pensamentos, comportamentos e atitudes nas circunstâncias da vida de relacionamento (intrapessoal e interpessoal), motivado ou não pela vontade e passível de observação e de mensuração.


Portanto, característica intrínseca da humanidade onde buscamos propósito e significado em nossas vidas, independente de religião, etnia, região geográfica, profissão, escolaridade, renda familiar ou quaisquer convicções, fé, crenças ou filosofias”.



A Organização Mundial de Saúde (OMS) já reconhece de forma oficial seu benefício na saúde, inserindo a espiritualidade na sua conceituação de saúde.

“(...) O fato é que, sem dúvida, existe algo além da atividade física, do deslocamento, dos níveis pressóricos, dos níveis de açúcar, de colesterol, que é justamente todo esse envolvimento que a espiritualidade traz.”

Mario Borba, vice-presidente do Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular (GEMCA/SBC)

 

Um excelente exemplo para mim é o Reiki, Terapia Integrativa em que o Terapeuta Reikiano é um canal da Energia Vital Universal (Reiki), que apresenta resultados comprovados ao ser aplicado em pessoas que estejam passando por processos de doença física, mental e emocional.


O Reiki faz parte das técnicas indicadas pela OMS.


É a medicina se abrindo para um processo holístico onde a melhora acontece quando olhamos para o ser como um todo e não só como matéria.

 

Espiritualidade e Religião


Espiritualidade não é religião, ou melhor, não precisa ser. Espiritualidade é uma consciência do Ser que nem sempre a religiosidade proporcionará.

É preciso estar disponível para viver esta conexão.


Você pode encontrar a sua espiritualidade em um templo, em um ritual, nos mantras ou em uma filosofia. Se ressoa com a sua alma, é o seu caminho.


Eu gosto muito de Ho’oponopono, uma antiga prática havaiana dos Kahunas, onde, por meio da conexão com o Divino ou o Todo, pedimos a liberação e purificação das memórias inconscientes que estejam gerando situações de dor e sofrimento em nossa vida.

É simples, profunda, eficiente e quando a pratico, realmente me coloco em conexão com o Divino.


Para mim e para muitos que realizam o Ho’oponopono, isso também é espiritualidade.

 

Espiritualidade e Ciência

 

“A ciência não só é compatível com a espiritualidade, mas também é uma fonte de espiritualidade profunda.”

Carl Sagan

 

Eu amo ciência, me encanta saber e aprender sobre a vida a partir de uma visão científica. Algumas pessoas acreditam que a ciência precisa se separar da espiritualidade, mas muitos cientistas têm uma visão diferente e trazem a perspectiva da ciência e espiritualidade caminhando juntas.


Acredito que quanto mais a ciência evolua e a espiritualidade se liberte dos modelos e limitações, mais se tornará evidente que ambas caminham em consonância com a mesma verdade.

 

“A voz de Deus nos diz constantemente: uma falsa ciência faz um homem ateu, mas uma verdadeira ciência leva o homem a Deus.”

Voltaire

 

Nós somos um só, olhamos de forma segmentada: corpo, mente e espírito, a fim de compreendermos nossos diversos aspectos. Ao nos permitirmos e trabalharmos no desenvolvimento da espiritualidade, conseguiremos perceber e viver a consciência de unidade: a de sermos um e estarmos em comunhão com o Todo.


Este é o momento de se expandir o foco da inteligência emocional para a inteligência espiritual.


🌟 Se deseja aprofundar sua espiritualidade e viver essa conexão com mais consciência e leveza, conheça meus atendimentos terapêuticos.


✨ Psicologia Junguiana, Reiki, Ho'oponopono, Mesa Radiônica, Constelação Familiar e muito mais.

 


Com amor

Susy Brito

 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page