top of page

Liberando Medos com Ho’oponopono: Um Caminho de Harmonização Corpo e Alma

Atualizado: 1 de set.

Mulher praticando meditação Ho'oponopono na natureza


Esse texto nasceu do meu desejo de compreender e liberar os medos mais profundos que nos acompanham — os nossos e os que herdamos.

Com o Ho’oponopono, descobri que é possível transformar esses registros com amor, consciência e reconexão.


De acordo com antigos sábios egípcios, nós, seres humanos, temos quatro medos básicos que formam a semente de todos os medos.


  • medo da perda;

  • medo do abandono;

  • medo do desconhecido;

  • medo da morte.


Estudiosos atuais acrescentaram mais dois: o medo da pobreza, ligado à escassez, fome e insegurança, e o medo da crítica, que considero ser consequência do medo do abandono.


Podemos dizer que existe em todos nós a possibilidade de que estes medos cresçam ou não. Mas o que faz com que uma pessoa experimente um medo paralisante enquanto outra, na mesma situação, enfrenta com facilidade?


São diversos os fatores, e há estudos sendo realizados a respeito da hereditariedade dos sentimentos, emoções e crenças, como a epigenética, por exemplo.


Sabemos que a história de nossa ancestralidade influencia a nossa visão de mundo e, consequentemente, pode transformar possibilidades em potenciais.

Digamos que seu avô foi abandonado pelo pai.

Essa é uma informação que fica presente no inconsciente do sistema familiar.

É provável que seu avô compense ou repita este comportamento: ele pode ser um pai bastante presente ou o oposto, ser ausente, mesmo que não abandone de fato.


De qualquer forma, a referência do comportamento dele está no abandono.


Então, vem você, já em uma terceira geração, que não viveu essa dor, mas quando olha para seu pai e avô, ali tem uma história de abandono, sabendo você ou não do fato - porque nossa percepção vai muito além do que nos é dito.


Mesmo que você não viva a rejeição, ela é uma possibilidade muito real no seu mundo, o que a torna mais latente a espera de um gatilho para vir à tona.

Esse gatilho pode ser algo comum da vida, como os pais precisarem trabalhar e a criança se sentir sozinha, mesmo estando com avós ou em uma creche.

Um amor da infância ou adolescência que terminou e causou uma dor muito grande.

Até mesmo a morte de alguém próximo pode ser percebida como abandono, ainda que racionalmente saibamos que morrer não é abandonar.


Imagine quantas experiências foram vividas por nossa ancestralidade e que ainda estão se perpetuando no nosso sistema familiar?


A vida, aos poucos, de geração em geração, permite que as dores sejam diluídas.

A compreensão traz uma nova luz aos fatos e crescemos, não só com aquilo que vivemos, mas também a partir da consciência dos que vieram antes de nós.


Muitos acreditam que o medo é necessário porque nos protege, mas quanto mais consciência temos, menos se requer o medo.


Por exemplo, o medo de altura existe para que saibamos do perigo de cair do alto. Então este medo nos protege. Mas se tivermos a consciência de que cair de uma determinada altura vai gerar prejuízos à vida, este saber já basta para que tenhamos o devido cuidado.


O medo em si baixa a nossa frequência vibratória, pois é o oposto de estar consciente.


Medo é utilizado para manipulação em diversos níveis e relacionamentos, nos deixando vulneráveis e, consequentemente, mais suscetíveis ao controle, manipulação e abuso.


Acredito que o medo não faz parte da criação do ser humano, ele foi desenvolvido conforme nos afastamos do estado de consciência plena.


O medo se tornou um mecanismo de controle.


Vamos comigo transmutar um pouco desse medo que está aí te limitando!!!


Flor rosa Ho'oponopono

Liberando o medo com o Ho’oponopono!

A seguir, compartilho uma prática para limpar e purificar as memórias, frequências e emoções que nutrem o medo.

Você pode repetir em voz alta ou em silêncio, de acordo com seu momento.



Divindade, limpe em mim e envie para a Luz toda frequência de medo que está vibrando no meu campo energético agora e transmute em consciência Divina.

Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata.


Divino Criador, peço para limpar e enviar para a Luz todo o medo que está me limitando e que ainda alimento e mantenho por fidelidade ao meu sistema familiar.

Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata.


Força Criadora de Tudo o que é, por favor, limpe e libere, desde a raiz, purificando e transmutando em consciência Divina e Luz, todos os programas e consciências que geraram e que ainda nutrem os medos:

da vida, da morte, do abandono, da perda, da crítica, do desconhecido, da exclusão, de não pertencer, de ser julgada, da fome, da escassez, do frio, da pobreza, de ficar doente, de monstros, da violência, de abuso, do controle, da manipulação, da injustiça, de sofrer, da dor, de passar vergonha, de amar, de não ser amada, de não ser o suficiente, de errar, do fracasso, do sucesso, do escuro, de altura, de ser feliz.


Sou grata. Sou grata. Te amo. Sou grata.

Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata.


Divino Criador, peço que libere o medo da função de me proteger e o substitua pela consciência de confiar na minha capacidade de lidar com a vida.

Sou grata. Sou grata. Sou grata.


Existe uma parte do meu Ser que já sabe como confiar, que já sabe confiar, que já confia, que sabe que é seguro confiar.

Essa parte que já sabe quer comunicar e atualizar esse saber às outras partes que ainda não sabem.

Eu agora me coloco em permissão para que esta comunicação seja realizada com facilidade, leveza, alegria e amor.


Divindade, peço que toda resistência e bloqueio a esta atualização seja limpa, liberada e enviada para a luz em nome do Bem Maior.

Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata.

A comunicação foi realizada de forma completa em todo o meu Ser, com sucesso.


Força Criadora de tudo o que É, peço que atualize em mim a consciência de coragem, de expansão, de amor, de fluir, de confiar na vida, de confiar em mim e no Divino que há em mim e que Eu Sou.


Te amo. Te amo. Te amo.

Sou grata. Sinto muito.

Me perdoe. Te amo.



O medo nos afasta da nossa essência, mas o amor nos traz de volta.


Se você deseja se aprofundar nesse processo de liberação e reconexão, conheça minha jornada de 30 dias com o Ho’oponopono.

Meditações diárias, temas profundos e limpeza amorosa de memórias para quem deseja um processo guiado de autotransformação.


💛 Clique na imagem para conhecer o programa completo.


Imagem da Jornada de 30 dias com Ho’oponopono, programa terapêutico de limpeza emocional e reconexão com a essência















📘 O Livro do Ho’oponopono


📦 Versão impressa


📲 Versão digital: Amazon Kindle (pode ser lido no celular, tablet ou Kindle)



🌿 Mais Ho'oponopono para você!






Com amor

Susy Brito



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page